Whatsapp
fale conosco no
whatsapp
Psicologia & Psicanálise

Psicologia é o estudo do comportamento humano e suas funções mentais. A psicologia tem como objetivo a compreensão de grupos e indivíduos, buscando soluções que atenda as necessidades gerais e específicas da sociedade. 

A Psicanálise é o método terapeutico criado por Sigmund Freud. É empregada para tratar disturbios psiquicos a partir da investigação do inconsciente, também conhecido como terapia da alma.

Atendimento
Ansiedade

Ansiedade,  é uma reação diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. É considerada normal a ansiedade que se manifesta nas horas que antecedem um evento importante para a pessoa, no esporte de alto rendimento os atletas apresentam  percentuais de ansiedade acima da média da população, voltando a níveis normais ao terminar a competição.

A ansiedade uma resposta mental e fisiológica de preparação do organismo para superar obstáculos, físico ou psicológico. Caracteriza-se como um distúrbio quando aparecem sintomas de fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, palpitações, sudorese e outras reações psicofisiológicas. Em sua condição severa, TAG-transtorno da ansiedade generalizada, apresenta: palpitações, falta de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial, sudorese excessiva, dor de cabeça, alteração nos hábitos intestinais, náuseas, aperto no peito, dores musculares. 

Avaliação psicologia

A avaliação psicologia pode ser usada em diversos contextos, sendo sua abrangência tão grande quanto a  psicologia  possa ser aplicada. No esporte cada vez mais esse procedimento é usado e aprimorado. É um procedimento que visa avaliar, através de instrumentos previamente validados para a determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função. A avaliação e descrição da realidade psicológica de alguém fornece ao psicólogo um conjunto de informações, as quais este deve saber interpretar, selecionar e sobretudo transmitir e devolver. Esta responsabilidade traz consigo uma série de considerações éticas que visam não somente a imparcialidade do processo em si, mas principalmente a humanização deste, tendo como foco, em última instância a preservação da integridade do sujeito avaliado.

Compulsão alimentar

Compulsão alimentar, é um dos fatores comportamentais marcante do quadro de ansiedade e responsável pelo agravamento do quadro clínico em pessoas obesas. Aconselhável orientação psicológica e médica.

Depressão

Depressão, seja em homens ou mulheres,  é um distúrbio afetivo presente nas diversas classes sociais, pode-se dizer que a depressão é um mal estar da civilização. Na mulher a depressão durante a gestação ou após o parto tem suas consequências agravadas em função da outra vida que ela carrega consigo, o bebe. Marcada pela presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, esses sintomas aparecem com frequência sozinhos ou  combinados. É imprescindível o acompanhamento com psicólogo e psiquiatra,  tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

Estresse ou stress

Estresse ou stress, pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externo. Pode ser causado por qualquer situação ou sensação que o faz se sentir frustrado, irritado ou ansioso; porém o que é estressante para uma pessoa pode não o ser para outra. O estresse pode causar problemas de saúde, assim como doenças físicas e psicológicas, como infecções, doenças cardíacas e depressão. O estresse contínuo pode provocar ansiedade e comportamentos prejudiciais à saúde, como comer em excesso e abusar de álcool e drogas. As consequências se impactam com frequência no ambiente de trabalho. 

Os instrumentos psicológicos

Os instrumentos psicológicos ou os testes como os conhecemos, representam a expressão cientificamente sofisticada de um procedimento sistemático de avaliar pessoas para diferentes finalidades. Seja para seleção de pessoal ou para avaliar a capacidade de autogerenciamento emocional e suscetibilidades, a avaliação psicológica é um procedimento de extrema importância para diferentes necessidades diagnósticas.  

Psicodiagnósticos

Estabelecer psicodiagnósticos de avaliação psicológica com base nas técnicas de observação, entrevistas, aplicação de testes projetivos e psicométricos, possibilita o levantamento de informações que podem fazer a diferença ao organizar e executar as atividades profissionais e pessoais.  

Avaliação psicológica (aplicação de testes), atestados, laudos e parecer para cirurgias, orientação e seleção de profissionais e diversas finalidades.

 

Psicologia do Esporte - Motivação e treinamento mental

A Clínica Integral Life se concentra em atender as necessidades do cliente, seja ele é um atleta ou equipe. As técnicas de Psicologia do Esporte e estratégias, são baseadas em princípios humanistas/multifocal. A Avaliação Psicológica permite uma melhor compreensão da natureza individual e da vivência em grupo nas experiências do atleta. Esta forma de abordagem permite obter o panorama geral da situação emocional do atleta, da equipe e está centrada nas necessidades do grupo. 

O Psicólogo Jorge Luís Ribeiro da Silva CRP:08-16.116 “Marujo”, tem sua raiz esportiva no BOXE 1979, possui experiência com equipes profissionais de Handebol, Vôlei, Basquete e Futebol. Atletas olímpicos e do UFC, nacional e internacional, TOP TEAM da X-Gym Rio de Janeiro MMA UFC.  Seleção Brasileira de Taekwondo 2012 – Rumo a Londres 2012 e Rio 2016 atual. Consultor da CBC Confederação Brasileira de Ciclismo, Seleção Brasileira de Ciclismo 2014. Atleta campeã dos Jogos Pan-Americanos de Ginástica. Seleção Mexicana de ginástica e atletas e equipes de outras modalidades.

O Psicólogo Jorge Luís Ribeiro da Silva  CRP:08-16.116 “Marujo”, desenvolveu programas de preparação de  psicologia do esporte especializado e  individualizado, com técnicas psicológicas e estratégias organizacionais no CT - X-Gym MMA. Objetivo do trabalho foi melhorar a autoconsciência do atleta (propriocepção/cinestesia) e a percepção espacial/ambiental durante treinos e competições, os atletas e equipe técnica da X-Gym participaram efetivamente do processo.O profissional destaca que o Treinamento Mental, e o GO-Grupo Operativo, como as principais formas de preparação emocional para prática esportiva.

 

Síndrome de Burnout

Síndrome de Burnout, ocorre em consequência de ritmo muito intenso de atividades. Presente em atletas e profissionais de mercado muito competitivo. O estado de tensão emocional e estresse crônico é provocado por condições de trabalho e de treinos desgastantes, uma das principais consequências deste quadro é o abandono do exercício da atividade laboral e abandono do esporte de alto rendimento.

O Burnout ocupa uma posição avançada na cadeia da instabilidade emocional. Diagnósticos preliminares apontam primeiramente, na ordem,  para sintomas de: estresse, ansiedade, compulsão alimentar, distúrbios de sono, Burnout,  perda de apetite, depressão e suas variáveis "podendo alterar a personalidade"; ou seja,  mudar o jeito de ser e de se relacionar com outras pessoas e consigo mesmo.

TDAH Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade

É comum encontrar sintomas semelhantes em crianças e adultos, porém desassociados e com baixa frequência. Mas, quando se trata de distúrbio as queixas são mais frequentes e os sintomas mais intensos. Por se tratar de um diagnóstico complexo, é aconselhável que a avaliação seja feita por uma equipe multiprofissional.

Terapia de Casal

Há que enfrentar o problema junto. O objetivo da terapia de casal é promover melhor qualidade de vida para os membros do casal e, consequentemente, na dinâmica conjugal. A Terapia de casal contribuir na resolução dos conflitos e promove um diálogo mais reflexivo e assertivo, identifica e compreende a expectativa de cada um e propõe ações para alinhá-las.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) pode ser definido como um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais. Esse quadro é marcado por manifestação de sintomas físicos; sensação de aperto no peito, náuseas, aparecimento de manchar roxas no corpo... e psíquicos, pensamento catastrófico, terrores noturno, lembranças recorrente do episódio traumático... A causa reside no fato de sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Na maioria dos casos reque acompanhamento Psicológico e Psiquiátrico. 

Transtornos de personalidade

Transtornos de personalidade, são marcados por aparecimento de traços ou detalhes (o jeito de ser), pessoais muito rígidos/inflexíveis e mal-ajustados, ou seja, prejudicam a adaptação do indivíduo às situações que ele enfrenta, causando a ele próprio, ou mais comumente aos que lhe estão próximos, sofrimento e incomodação. Geralmente esses indivíduos são pouco motivados para tratamento, uma vez que os traços de caráter geram pouco sofrimento para si, mas perturbam suas relações com outras pessoas, fazendo com que amigos e familiares aconselhem o tratamento. Geralmente aparecem no início da idade adulta e são cronificantes (permanecem pela vida toda) se não tratados.

Jorge Luís R. da Silva Marujo - Doctoralia.com.br
Perguntas Frequentes
Preferencialmente, busque por um profissional experiente, que transmita confiança e gere empatia, que é o ponto fundamental para a obtenção de bons resultados. É fato que a empatia na maioria dos casos seja possível de se identificar na primeira sessão. Lembre-se que empatia é uma via de mão dupla; ou seja, deve envolver o par analítico.
Esta decidido, você irá fazer terapia e já escolheu o psicólogo. Porém existem alguns itens que necessitam ser observados, antes da primeira sessão, tais como: o valor do investimento e condições de pagamento, para certificar se o custo esta de acordo com seu orçamento; verifique sua agenda de compromissos, para ter clareza sobre dias e horários que você poderá estar disponível para a terapia. Ligue, agende e vá!
Psicologia á ciência do estudo do comportamento e as funções mentais do ser humano. A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de aspectos individuais e de grupos tanto pelo estabelecimento de princípios universais, como pelo estudo de casos específicos, e tem como objetivo final o bem-estar tanto do individuo quanto da sociedade.
Fazer psicoterapia é aceitar o desafio do autoconhecimento, é aprender a controlar o transbordo da mente para transformar a sua represa em suave rio e as pedras que você tropeça em sua escada.
O papel do psicólogo é orientar e auxiliar na compreensão dos desafios e superação dos obstáculos que a vida apresenta seja pessoal de foro intimo ou social. A terapia é eficaz no tratamento da Ansiedade, Estresse, Depressão, relação harmônica de casais e outras necessidades.
O processo psicoterápico não algo para sempre, presume-se um tempo de tratamento, alguns estudos demonstram que apenas 25% dos pacientes ultrapassam seis meses de tratamento. O encerramento da terapia, ou seja, a alta psicoterápica é diferente da alta médica, cujo alguns casos o paciente pelo fato de o paciente estar convalescendo em ambiente hospitalar e com isso impossibilitado de tomar sua própria decisão. Na psicoterapia, apesar de o analisando estar sob os cuidados do profissional psicólogo ou psicanalista, ele pode comunicar sua alta unilateralmente, desde que ele seja adulto, esteja com sua autonomia psíquica e preferencialmente comunique por escrito. Fora desses casos, há a alta deve ser dada pelo psicólogo que o acompanha ou requerida pelo seu responsável.